Conheça Redenção

Origem: Wikipedia

FONTE: WIKIPEDIA

Redenção é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma altitude de 88 metros acima do nível do mar e a 55 km de distância de Fortaleza. Faz parte do Polo Serra de Guaramiranga.

O município recebe esse nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar as pessoas que ali eram escravizadas.

Segundo o Censo de 2010, sua população era de 26 426 habitantes, destes 13 290 do sexo Feminino e 13 133 do Masculino. Sua população está dividida em: Zona Urbana 15 142 habitantes e Zona Rural 11 218 habitantes.

Turismo


Busto da Princesa

Foi construído em homenagem à princesa Isabel que libertou os escravos no Brasil. O monumento faz alusão ao cinquentenário da abolição no município e fica localizado na Praça da Princesa Isabel, no Centro de Redenção

Serra do Cruzeiro - Monte das Graças

Cartão postal do município, com uma escadaria de 720 degraus, que conduz a um grande crucifixo e à imagem de Nossa Senhora das Graças.

Hospital Dermatológico de Antônio Diogo – Colônia

Construída em 1928, o local serviu, para isolamento de pessoas portadoras de hanseníase, durante muitos anos. O local possui Cine-teatro, enfermaria, sala de fisioterapia, biblioteca, consultórios e outros. Localizado no distrito de Antônio Diogo.

Igreja de Nossa Senhora da Imaculada – Matriz

Concluída em agosto de 1868, em estilo romântico, a Igreja é um atrativo bastante visitado pelos turistas. Localizado na Praça da Matriz, no Centro de Redenção.

Museu Histórico e Memorial da Liberdade

O museu, que faz parte do centro cultural que também abriga biblioteca pública e ilha digital, tem, em seu acervo, documentos históricos e raros como livros de compra e venda de escravos, objetos ligados aos escravos – inclusive instrumentos de tortura – peças de antigos engenhos, mobília, objetos sacros, entre outros.Localizado na rua José Costa Ribeiro, 102

Fazenda Gurguri – Senzala

O local conserva ainda uma estrutura do período da escravidão. Localizado na Serra do Gurguri, a 18 km da sede do município. Foi transformada numa pousada. Acesso pela estrada de Barra Nova, via Gurgurí.

Açude Acarape do Meio

Represa do rio Pacoti. Localiza-se no distrito de Barra Nova, a 18 km da sede. À esquerda da barragem encontra-se a Capela de São Gerardo. Atualmente administrado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH.

Capela de Santa Rita

A Capela foi inaugurada em 29 de dezembro de 1917. Construída em estilo gótico. Possui uma escadaria com 109 degraus. Bastante visitada por devotos e turistas. Proporciona uma bela vista parcial da cidade.

Capela de São Miguel

Capela em estilo gótico eclético, construída com financiamento de Juvenal de Carvalho, antigo dono do Sítio Livramento. Mausoléu do Padre Ângelo Custódio. Inaugurada em 21 de março de 1936.

Praça da Liberdade – Obelisco

Monumento construído em homenagem ao cinquentenário da abolição neste município, 1933, e à Sociedade Redentora Acarapense. Estrutura alusiva a um pelourinho. Localiza-se na Praça da Liberdade, no centro da cidade de Redenção.

Como chegar

Para ir de Fortaleza a Redenção você deverá se dirigir ao terminal da Parangaba (R. Eduardo Perdigão, 241 - Parangaba, Fortaleza - CE, 60740-630), pegar a avenida Godofredo Maciel / CE 060, rumo ao interior do estado, dirigindo-se a Redenção. Ver link no Google Mapas.


Você pode ainda dirigir-se ao centro de Fortaleza e pegar a linha de ônibus Fortaleza/Água-verde/Redenção, ou dirigir-se a rodoviária de Fortaleza (R. Hipólito Pamplona, 45 - Antônio Bezerra, Fortaleza - CE, 60352-390, Brasil) e pegar qualquer ônibus que dirija-se a região do Maciço do Baturité.


Hotéis em Redenção






Pousada Santa Rita
Rua Padre Barros, 347 – Centro
Tel: +55(85) 3332-1061 / 8746-5609 (Lúcia)
Atendimento: 7h às 11h e 14h às 19h


Nenhum comentário:

Postar um comentário