Convidados

Almeida Filho (José Carlos Paes de Almeida Filho)
Professor da Universidade de Brasília (UNB)
Participará da Palestra de Abertura da I Semana Internacional de Letras no dia 08/03.

Possui graduação com Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação em Língua Estrangeira pela Universidade de Manchester (1976), Inglaterra, e Doutorado em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983) em Washington, DC, Estados Unidos da América. Atualmente é professor de Linguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Aprendizagem e Ensino de Línguas, com ênfase nos processos de aquisição e ensino de línguas, abordagens de ensino de idiomas, história do ensino de línguas no Brasil, políticas de ensino de línguas, ética profissional no ensino de língua estrangeira, epistemologia da linguística aplicada, formação de professores de línguas e ensino de português a falantes de outras línguas e cultura brasileira.





Manuel Casqueiro
Escritor Guineense
Participará de uma Roda de Conversa sobre literatura africana no dia 09/03.

É africano por direito e cidadão anônimo do país da saudade. Nasceu em 1946 em Chão de Papel, bairro de Bissau, a capital de Guiné-Bissau. Militante da liberdade, é exilado e aposentado. É leitor de livros de História, escritor, palestrante, contador de histórias africanas e poeta quando pensa no seu tão longe. De coração, é amigo de muitos, marido afetuoso, pai extremoso e avô coruja de brasileiros. Mora em Fortaleza. Mantém a nacionalidade guineense.





Ana Miranda
Escritora Cearense
Participará da Palestra de Encerramento da I Semana Internacional de Letras no dia 11/03.

Nasceu em Fortaleza, em 1951. Morou em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Hoje vive no Ceará. Estreou como romancista em 1989, com Boca do Inferno (prêmio Jabuti de revelação). De lá para cá escreveu diversos romances, entre eles Desmundo (1996), Amrik (1997) e Dias & Dias (2002, prêmio Jabuti de romance e prêmio da Academia Brasileira de Letras). Foi escritora visitante em universidades como Stanford e Yale, nos Estados Unidos. Em 2014, publicou A musa praguejadora, pela Editora Record e Como nasceu o Ceará?: http://livrariadummar.com.br/comonasceu-o-ceara










Realização:
Curso de Letras – Língua Portuguesa
Centro Acadêmico de Letras da Unilab (CALU) – Gestão: “Amar e mudar as Letras”
Universidade da Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Apoio:
Pro-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX)
Jornal O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário